A receita de doce de figo é uma tradição na família da Lucimar, uma das integrantes do projeto.
Ela aprendeu a receita com sua mãe, a Dona Rita, que herdou o conhecimento no município onde nasceu. Todo ano ela colhe figos algumas semanas antes do Natal, para fazer o doce na data festiva.
Ingredientes:
1 kg de figos verdes recém colhidos;
500 gr. de açúcar;
5 folhas de figo.
Modo de preparo:
Primeiramente, raspe os figos para retirar os pêlos que recobrem o fruto. Logo após, lave e faça um corte em cruz nas suas extremidades, para que ao final a calda envolva também internamente o doce. Coloque os figos em uma panela com água com trouxinhas de pano contendo cinza. A cinza exerce o mesmo papel que a panela de cobre, impedindo que o figo perca sua cor. Cubra o interior da panela com as folhas de figo e tampe. As folhas irão pontencializar o efeito da cinza. Cubra o interior da panela com as folhas de figo e tampe. As folhas irão pontencializar o efeito da cinza. Antes de cada fervura, troque a água contida na panela e coloque outra nova. É importante que a água esteja sempre na mesma temperatura da anterior, pois isso evita que um doce fique com aspecto emborrachado.
Não retire as folhas de figo durante o processo. Assim que os figos estiverem macios e sem gosto, é hora de lavá-los em um escorredor e transferí-los para uma panela.
Coloque o açúcar e mexa com cuidado, para que ele derreta e não cristalize. Deixe cozinhar até que a calda adquira um aspecto espesso.
Está pronto!
Kommentare